quinta-feira, 28 de abril de 2011

A posição da URSS diante do desastre em Chernobyl


O acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 26 de abril de 1986, mostrou ao mundo as consequências que uma guerra de interesses pode causar: Ainda vivendo o final da guerra fria e preocupado com a repercussão negativa que o acidente causaria ao regime socialista, o então presidente Sovietico, Mikail Gorbatchov, procurou esconder do restante do mundo o ocorrido. Somente após um laboratório dinamarquês detectar a presença de radiação na região da usina e de as autoridades alemãs divulgarem os fatos, Gorbachov sentiu-se pressionado e foi á tv fazer um pronunciamento, isso, 19 dias após o acidente.


A comunidade internacional já estava em alerta, pois a nuvem de radiação atingiu, além da Ucrânia, Bielorrúsia e Rússia, países que faziam parte da União Soviética, também a Europa Ocidental, Escandinávia e Reino Unido. O governo russo foi bastante critica pela demora em reconhecer o fato e tomar providencias.

As informações reais do acidente, guardadas á sete chaves por Moscou, capital da Russia, são até hoje inacessíveis para o restante do mundo, mas principalmente para a Ucrânia, país independente desde 1991 e o principal prejudicado nesta tragédia.

”Boa tarde, meus camaradas. Todos vocês sabem que houve um inacreditável erro – o acidente na usina nuclear de Chernobyl. Ele afetou duramente o povo soviético, e chocou a comunidade internacional. Pela primeira vez, nós confrontamos a força real da energia nuclear, fora de controle”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário